Conexão no ar: A viagem de avião em voos de curta duração
Há algo realmente gratificante em poder levar seu companheiro de quatro patas em uma viagem de avião. A alegria de compartilhar aventuras e conhecer novos destinos ao lado do seu cãozinho e a sensação de camaradagem que se desenvolve durante uma viagem aérea geram bastante expectativa. E por isso é preciso se organizar para saber o que é necessário para que essa experiência seja confortável e agradável.
Nos últimos anos, houve uma notável mudança em relação aos animais de estimação, particularmente cães, que passaram a ser considerados membros da família em muitos países ao redor do mundo. Essa transformação reflete não apenas na forma como são tratados em casa, mas também em como as companhias aéreas tiveram que se adaptar para acomodar esses membros da família durante os deslocamentos.
Políticas de transporte de animais:
Muitas companhias revisaram e atualizaram suas políticas de transporte para acomodar melhor os cães e outros animais. Isso inclui a criação de categorias específicas na cabine, no compartimento de carga e, em alguns casos, permitindo que cães de pequeno porte viajem ao lado de seus proprietários.
Treinamento de equipe, regras e regulamentações claras: :
As empresas investiram em treinamento para suas equipes para lidar com animais de estimação a bordo. Isso inclui a formação em conformidade, primeiros socorros e comportamento. Algumas delas investiram em melhorias nas instalações dos aeroportos para acomodar cães e seus donos. Isso inclui áreas de espera específicas, áreas de interrupção e fontes de água. As companhias de aviação também trabalham em conjunto com órgãos reguladores para estabelecer regulamentações claras para o transporte de animais e algumas oferecem comodidades, como kits de viagem, brinquedos e refeições adaptadas.
Comunicação transparente:
As companhias aéreas consideram a importância de uma comunicação transparente com os passageiros que viajam com cães. Isso inclui informar sobre políticas, taxas associadas e requisitos específicos de documentação.
Essas adaptações refletem a crescente conscientização sobre a importância dos cãezinhos nas vidas de seus proprietários. Viajar com cães tornou-se uma experiência mais acessível e agradável, permitindo que as famílias desfrutem de suas férias e aventuras juntas, sabendo que eles são bem tratados durante o processo.
Abordaremos o enredo da viagem de avião destacando os aspectos da preparação, detalhes durante o voo e sugestões para tornar essa jornada planejada.
Antes da Viagem
Consultando o veterinário
Antes de embarcar em uma viagem de avião , é preciso realizar uma consulta com o veterinário para se certificar que seu cão esteja em boas condições físicas e pronto para a jornada. faça uma lista dos questionamentos a serem feitos e das exigências da empresa com quem irão fazer a viagem.
Escolhendo a companhia aérea e a reserva da poltrona
A escolha da empresa é outro passo na preparação para viajar. A possibilidade de ter poltronas com espaço extra durante uma viagem de avião com um cão idoso é uma consideração importante para o conforto dele. Antes de fazer uma reserva, verifique as políticas da corporação em relação aos assentos com espaço extra. Algumas companhias oferecem opções de assentos mais espaçosos ou poltronas com mais espaço para as pernas, o que pode acomodar melhor a caixa de transporte.
Considere uma localização:
Pense na localização dos assentos com espaço extra em relação à sua necessidade. Alguns assentos na parte traseira da aeronave oferecem maior privacidade e espaço, enquanto outros optam por poltronas próximas ao corredor para facilitar o acesso .Esteja preparado para pagar um custo adicional por assentos com espaço extra, já que eles geralmente têm tarifas mais altas. Considere se o conforto adicional justifica o custo extra.
Verifique as restrições de tamanho:
Veja se o espaço extra do assento será suficiente para acomodar a caixa de transporte de maneira confortável. Verifique as dimensões e compare com o espaço disponível no assento. Escolher um assento com espaço extra próximo ao corredor tende a facilitar o deslocamento e o acesso, permitindo que você se acomode com mais facilidade.
Reserva antecipada:
Assentos com espaço extra tendem a se esgotar rapidamente, portanto, faça a sua reserva o mais cedo possível para garantir que você tenha a opção de escolher o mais adequado. Viajar com um cão idoso envolve a compreensão e cumprimento de documentos e regulamentações específicas.
Verificando os requisitos do local de destino:
Alguns lugares têm regulamentações rigorosas sobre a entrada de animais de estimação, incluindo exames, microchips e documentos. Certifique-se de que você tenha todos os documentos necessários, como certificados, registros, autorizações e identificação. Tenha cópia de todos esses documentos em mãos durante o trajeto.
Preparação de uma caixa de transporte adequada
Escolhendo o tamanho certo:
Certifique-se de que seja do tamanho apropriado para o seu cachorro. Deve ser grande o suficiente para que ele possa se levantar, se virar e deitar confortavelmente. É preciso que seja bem ventilada, com fechaduras confiáveis e portas que não se abram facilmente. Enquanto estiver na loja, faça testes.
Tornando-a agradável:
Prepare aparte interna com almofadas, cobertores ou brinquedos familiares que tragam conforto ao cão. É importante que ele se sinta relaxado e acomodado e faça a introdução gradual colocando o objeto em uma área onde ele passe tempo, como na sala de estar. Mantenha a porta aberta e coloque alguns petiscos ou brinquedos dentro.
Incentivo à entrada:
Deixe-o descobrir a caixa por conta própria. Não force a entrada; ele deve entrar voluntariamente. Elogie e presenteie com petiscos quando ele entrar. Use comandos como “caixa” para associá-lo a um comportamento positivo. Quando estiver confortável ao entrar, comece a fechar a porta por breves momentos. Inicialmente, fique perto para elogiá-lo quando você abrir a porta.
Aumente o tempo de permanência:
Aos poucos, aumente o ritmo que ele passa lá dentro com a porta fechada. Isso poderá ajudá-lo a construir sua confiança. À medida que o ele se acostuma a passar tempo com a porta fechada, simule situações , como o som de um avião, movimento e vibração. Elogie o comportamento tranquilo.
Treine em sessões curtas e positivas:
Não force o treinamento da caixa em uma única sessão longa. Realize várias sessões curtas e positivas ao longo de dias ou semanas. Cada cãozinho é único, e o tempo que leva para se acostumar com o novo objeto pode variar. Seja paciente e vá no ritmo dele.
Lembre-se de que o condicionamento faz com que ele viaje de forma tranquila . É indicado que seja uma experiência positiva e confortável, para que ele se sinta à vontade durante uma viagem de avião.
No Dia do embarque
Alimentação e Hidratação:
Evite alimentar seu cachorrinho nas horas anteriores ao voo. Alguns talvez sintam náuseas, e o estômago vazio ajuda a reduzir o desconforto. Ofereça água fresca antes do voo para evitar a desidratação. Leve uma garrafa de água vazia e, se permitido pela companhia aérea, encha-a durante o deslocamento para mantê-lo hidratado.
Identificação:
É importante que ele esteja devidamente identificado antes de sair de casa: leve etiquetas de identificação que incluam seu nome, número de telefone e informações de contato. Considere a possibilidade de um microchip para fornecer uma identificação permanente e além disso tenha todos os documentos, registros e certificados em mãos. Mantenha esses documentos em sua bagagem de mão. Leve brinquedos, cobertores ou objetos familiares que possam distraí-lo durante o voo. A caixa de transporte deve estar forrada com um material confortável. Embale pequenas porções de alimentos e petiscos favoritos do seu cão para mantê-lo alimentado
Preparando-se para o aeroporto
Ao chegar ao aeroporto, considere os seguintes aspectos: mantenha seu cão na coleira e bem controlado em todas as áreas públicas do aeroporto. Verifique com a companhia aérea os procedimentos específicos para animais de estimação e siga as instruções. Esteja atento para que ele fique calmo e confortável durante o processo de check-in.
Lembre-se de que o dia da viagem é um momento importante. Com preparação adequada, alimentação e hidratação apropriadas, você pode ajudá-lo a ter uma experiência tranquila e cômoda.
Durante o Voo
Acomodação na cabine ou porão
Se a empresa permitir, opte por levá-lo na cabine. Isso permite que você fique próximo e ofereça carinho ao ele durante o voo. Deve-se seguir todas as diretrizes da companhia aérea, incluindo o uso da caixa de transporte adequada. Se o seu cão precisar ser acomodado no porão, certifique-se de que a caixa de transporte seja adequada, bem ventilada e à prova de vazamentos. Coloque uma peça de roupa junto a ele para que tenha um cheiro familiar durante o voo.
Higiene :
O uso de fraldas durante durante uma viagem pode ser uma opção útil, mas é importante considerar alguns fatores antes de optar por essa solução. Lembre-se de escolher fraldas adequadas para cães. Elas são feitas para se ajustarem melhor ao corpo do animal e são mais absorventes do que as fraldas de bebê comuns.
Verifique o tamanho correto, pois fraldas muito apertadas ou muito folgadas podem ser desconfortáveis. Ao longo do tempo, lembre-se de trocá-las regularmente para manter seu conforto e higiene.
Leve unidades extras, lenços umedecidos e sacos de lixo para descartar as já utilizadas de forma adequada.
Mantendo o cão calmo e confortável
Ofereça petiscos e brinquedos para mantê-lo distraído e entretido, fale com ele com voz calma e tranquilizadora para acalmá-lo. Evite abrir a caixa de transporte durante o voo, pois isso pode deixá-lo confuso.Esteja ciente dos sinais de desconforto, como vocalizações, latidos excessivos ou moderados.
Monitore a temperatura para que ele não fique muito quente ou muito frio e siga as orientações da tripulação, preparando-se para tomar medidas se necessário.
Lembre-se de que a acomodação adequada durante o voo faz parte de uma experiência bem-sucedida. Esteja preparado para que seu cão se sinta confortável, independentemente de estar na cabine ou no porão, e esteja sempre atento durante o trajeto.
Chegada ao Destino
Desembarque
Siga as orientações da tripulação :
Quando o avião pousar e a luz do cinto de segurança se desligar, fique atento às instruções da tripulação de cabine. Eles fornecerão instruções específicas sobre o processo de desembarque, incluindo a ordem em que os arquivos devem sair. Procure mantê-lo calmo e tranquilo durante o processo de desembarque. Tente falar com ele em um tom suave e tranquilizador para que não se agite. Evite abrir a caixa de transporte.
Aguarde sua vez :
Não tente apressar o processo de desembarque. Aguarde sua vez na fila e siga as instruções da equipe de bordo. Poltronas da frente ou poltronas com espaço extra podem facilitar o acesso ao corredor e, portanto, ao desembarque.
Se você estiver viajando com um cachorro pequeno pode ser mais fácil segura-lo enquanto se movimenta pelo corredor, se não, peça ajuda. Verifique se a caixa está bem fechada antes de sair da acomodação. Assim que vocês saírem da aeronave, prepare-se para dar um passeio, se necessário. Alguns cães talvez precisem fazer suas necessidades ou esticar as pernas após o voo.
Chegue à área de desembarque :
Assim que estiverem fora da aeronave, siga as sinalizações para a área de desembarque e retire-o da caixa de transporte se ainda não o fez.
Lembre-se de que o processo de desembarque pode variar dependendo da companhia aérea e do aeroporto. Esteja atento às instruções específicas fornecidas pela equipe de bordo. Com planejamento e foco aos detalhes, o desembarque pode ser uma transição tranquila para o próximo estágio dessa experiência.
Adaptando o cão ao novo ambiente
Crie um ambiente familiar no novo destino, colocando os pertences e itens familiares do seu cão no lugar. Mantenha uma rotina semelhante à que ele está acostumado, incluindo horários de alimentação e passeios. Permita que ele conheça o novo ambiente gradualmente e mantenha a supervisão .Esteja atento a quaisquer alterações conforme necessário.
Encontrando veterinários locais, se necessário
Antes de sair, você pode fazer uma pesquisa sobre clínicas, hospitais e profissionais de confiança na área para onde você está viajando. Entre em contato com uma clínica veterinária local para estabelecer uma relação e obter informações sobre os procedimentos, caso seja necessário.
Viajar de avião é uma experiência satisfatória, mas requer preparação cautelosa e foco nos detalhes. Manter seu cachorro confortável durante toda a jornada pode tornar a aventura bem-sucedida. Falamos sobre os passos necessários, desde a preparação até o desembarque.
Seu apoio poderá ajudá-lo a se sentir calmo e durante a viagem, lembre-se de que você é a referência dele e esteja presente para poder proporcionar conforto e tranquilidade.
Considere a possibilidade de viajar com seus animais de estimação e aproveitar cada momento ao lado de seus leais amigos. Com planejamento e amor, é possível proporcionar a eles uma experiência agradável. Viajar com seu cão idoso pode ser uma aventura gratificante para ambos, fortalecendo ainda mais o vínculo entre vocês.